PROJETOS FEDERADOS

Projetos Sociais ligados a Fepas/CIBI


NORTE


O projeto foi criado em nível de igreja local no ano de 2011, após a identificação das necessidades na zona rural de Itacoatiara, que demandavam ações sociais de longo prazo. Até então a igreja realizava ações assistenciais como distribuição de alimentos, enxovais para bebês e realização de casamentos coletivos, sendo que a partir do projeto as crianças e adolescentes da localidade, passaram a ter aulas de português, matemática e inglês contribuindo para o desenvolvimento integral desse público. No ano de 2012, a ausência de cursos profissionalizantes na região emergiu como uma necessidade da população e por intermédio de parcerias e doações, o projeto viabilizou o acesso ao mundo digital e ao curso profissionalizante de informática. Mesmo com dificuldades de acessibilidade entre o Centro de Treinamento Ebenézer, localizado às margens da rodovia e as comunidades estabelecidas entre estradas vicinais sem pavimentação, o Projeto Curumim Cunhantã tem ampliado cada vez mais as atividades oferecidas e o número de atendidos. Atualmente 70 crianças e adolescentes participam do projeto, que iniciou em 2011, com aproximadamente 23 alunos.
Curumim cunhanta  itacoatiara   am  1

Curumim cunhanta  itacoatiara   am  3

Apadrinhar com: Logo pagseguro
Altamira é uma cidade que fica ao lado do Rio Xingu, uma afluente do Rio Amazonas. Ao longo do Rio Xingu existe aproximadamente 30 aldeias, sendo que a distância da aldeia mais próxima fica a 90 km da cidade. A construção da Usina de Belo Monte trouxe algumas consequências para esses povos, que por conta da elevação do nível da água do rio terão que mudar suas aldeias para outro local. Outra interferência dessa construção é o impacto ambiental que extinguirá espécies de animais e plantas, prejudicando os povos que vivem da caça e pesca. Além disso, para ter acesso à saúde, a assistência e a previdência, os indígenas têm que ir até cidade que muitas vezes não compreende sua cultura e seus hábitos, sofrendo preconceito de outros cidadãos brasileiros. Por ser à cultura indígena muito coletiva, quando um índio precisa ir até a cidade, toda ou parte da família vai junto e muitas vezes não encontram um local adequado para ficar e nem um ambiente seguro para as crianças, tornando-os vulneráveis em meio aos problemas sociais da grande cidade. A casa de apoio oferece no período diurno atendimento a grupos étnicos em situação de risco que se encontram temporariamente na cidade de Altamira. No projeto são propostas diferentes atividades que buscam oferecer um ambiente acolhedor para as famílias indígenas fortalecendo sua identidade cultural e protegendo as crianças dos perigos da cidade.
Apadrinhar com: Logo pagseguro
Altamira teve origem nas missões dos Jesuítas, na primeira metade do séc. XVIII, sendo que o primeiro registro histórico de colonização aconteceu através da excursão do Jesuíta Roque de Hunderfund. A abertura de um atalho na região do médio Xingu, por volta de 1880, permitiu o povoamento da região com pessoas provenientes de várias partes do mundo criando o município de Altamira em 1911. Com o passar dos anos a cidade se desenvolveu e com isso as manifestações da desigualdade social também emergiram, entre elas a necessidade de uma educação de qualidade. Nesse sentido, a igreja por intermédio do Centro Educacional Batista Independente tem contribuído no âmbito da educação infantil oportunizando a crianças de 0 a 3 anos de idade uma educação comprometida com a formação integral do aluno levando em consideração o resgate de valores éticos, morais e espirituais a partir da aplicação da palavra de Deus e dos princípios bíblicos que integram à metodologia da escola. Atualmente a creche atende 100 crianças, divididas em quatro turmas. Sendo duas turmas de 02 anos e duas turmas de 03 anos.
Altamira   pa  1

Altamira   pa  4

Apadrinhar com: Logo pagseguro
O Projeto Acolher fica as margens do Rio Amazonas, em uma das muitas áreas de ressaca da cidade. No ano 2000, estimava-se que 19% da população residissem nessas áreas, atualmente a estimativa é de que sejam mais de 100.000. A falta de saneamento básico, a baixa renda das famílias e a desnutrição são apenas alguns dos inúmeros problemas sociais que afetam a população. A maioria das casas é construída em palafitas, não há áreas de lazer, escolas e postos de saúde estão muito distantes, dificultando o acesso da população aos serviços públicos. De acordo com uma reportagem publicada no Jornal Estadão (2013), somente 3% da área é servida por rede de coleta de esgotos, sendo que a maior parte utiliza fossas sanitárias, que em muitos casos são cavadas ao lado de poços de água, além disso, cerca de 60% da cidade não tem água encanada. Tal realidade traz inúmeras consequências na saúde dos habitantes, sendo as crianças as mais prejudicadas e lotam frequentemente os hospitais com dores de barriga, verminose e doenças de pele. É nesse contexto que o Projeto Acolher vem transformando vidas, resgatando autoestima de crianças e adolescentes oportunizando a elas, atividades de cultura, esporte, lazer e qualificação profissional. O Projeto Acolher também tem buscado prevenir e combater a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes nessa região por intermédio de palestras, campanhas e aconselhamentos. Atualmente o projeto atende 86 crianças e adolescentes, sendo que 49 dos atendidos não têm mais que 12 anos de idade.
Macap%c3%a1   ap  3

Macap%c3%a1   ap  2

Apadrinhar com: Logo pagseguro

NORDESTE


Desde a sua fundação, em 1965 a Sociedade Beneficente Betel tem contribuído para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes na cidade de Campina Grande, na Paraíba, sempre cumprindo com a missão de libertar a criança da pobreza espiritual, econômica, social e física e capacitá-las para serem adultos responsáveis e cristãos plenos. A comunidade de atendimento do projeto se restringe às localidades circunvizinhas, que são consideradas áreas de risco social em Campina Grande. Embora muitos problemas sociais tenham sido superados desde a fundação do projeto, outras demandas sociais emergiram tais como: o alto índice de violência doméstica e a drogadição. Atualmente a instituição que conta com uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, pedagogos e educadores sociais, oportuniza as crianças, apoio escolar, e vivências com projetos temáticos para desenvolver o senso de cidadania. Aos adolescentes e suas famílias são dadas condições de qualificação profissional através de cursos profissionalizantes. Além disso, o desenvolvimento físico de cada aluno é acompanhado e sempre quando necessário a criança ou adolescente é encaminhada ao atendimento especializado. Todos os alunos recebem uma educação em saúde relacionada aos princípios bíblicos, instruindo-os para que sejam fisicamente capazes de servir ao Senhor, com habilidade para cuidar do seu próprio corpo contra doenças, como templo e servo do Espírito Santo. São aplicados princípios cristãos de vida nas vivências diárias e os alunos são conduzidos a se tornarem cristãos responsáveis para que vivam aquilo que aprenderam no projeto gerando para que possam fazer discípulos.
Campina grande   pb  1

Campina grande   pb  2

Apadrinhar com: Logo pagseguro
O Centro Social Betel está localizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes, litoral norte do estado de Pernambuco e está apenas a 14 quilômetros de Recife. A cidade tem uma população aproximada de 695.956 habitantes de acordo a estimativa do IBGE para 2017. O Centro Social Betel é uma organização cristã que desenvolve um trabalho voltado para crianças em situação de vulnerabilidade social e tem como principal objetivo reduzir o impacto dos problemas sociais que afetam o desenvolvimento integral da criança, assim como promover assistência educacional aos adolescentes e jovens incluindo as famílias da comunidade. Por intermédio das atividades realizadas busca-se oportunizar qualidade de vida as crianças garantido o acesso aos direitos como saúde, educação, lazer e cultura.
Jaboat%c3%a3o dos guararapes   pe  1

Jaboat%c3%a3o dos guararapes   pe  15

Apadrinhar com: Logo pagseguro
O Centro Social Bálsamo está localizado em Camará, zona rural do distrito de Caucaia. A Comunidade do Camará é composta de caboclos originários de tribos indígenas que se deslocaram do interior do estado, fixando-se na região litorânea, próximo da cidade de Caucaia-CE, a 20 km de Fortaleza - CE. Trata-se de uma zona rural de acesso difícil e em condições precárias durante o inverno. A população atendida é carente e sem acesso a saúde, ao sistema de esgoto, à urbanização, entre outros. Dos problemas enfrentados pela comunidade do Camará, a criança é a maior vítima da falta de recursos básicos de qualidade de vida. Dentro do programa de ação o Centro Social Bálsamo prioriza duas áreas: “nutrição e ensino”. Apesar do investimento do governo em priorizar a alfabetização desde cedo, ainda existe uma defasagem muita grande na educação e na qualificação dos professores. Na comunidade do Camará muitas crianças não conseguem ler ou iniciam o segundo grau com dificuldade na escrita e leitura, e poucos são os adultos que sabem assinar o próprio nome. A falta de alimento contribui negativamente para o desenvolvimento físico e cognitivo infantil, interferindo diretamente no rendimento escolar, sendo esta uma das causas para o déficit de aprendizagem. Por ser uma zona rural poucos são os que têm oportunidades para iniciar uma carreira profissional fora do local onde moram, levando-os assim mais cedo permanecer no local e formar famílias. Atualmente o Centro Social Bálsamo tem oportunizado a 188 crianças e adolescentes o acesso à alimentação saudável, atividades de apoio escolar, futebol, oficinas de violão, dança passeios e viagens que ficarão guardados por toda vida.
Csb   2016  3

Csb   2016  6

Apadrinhar com: Logo pagseguro
Itaporanga é uma cidade que está localizada no estado da Paraíba, mais precisamente no alto sertão paraibano, seu clima é semiárido e marcado por longos períodos de estiagem. Segundo pesquisas 44% da população está na condição de pobreza e extrema pobreza, essa realidade se expressa em inúmeras manifestações da questão social, tais como: desnutrição; evasão escolar e abuso sexual de crianças e adolescentes. É nesse contexto que o Projeto Casa Dá Vida iniciou suas atividades por intermédio da Igreja Batista Independente Sertaneja, oferecendo a crianças e adolescentes alimentação saudável, apoio escolar, vivência com a metodologia de prevenção da violência e abuso sexual (CLAVES), oficinas do ECA e também o acompanhamento do cartão de vacina. Todas as atividades desenvolvidas contribuem para a transformação da vida dessas crianças e adolescentes, que muitas vezes chegam ao projeto em situação de extrema pobreza e até mesmo de subnutrição. Atualmente o projeto atende 220 crianças e adolescentes, sendo que dos atendidos 96% têm entre 03 a 12 anos de idade.
Projeto casa d%c3%a1 vida  9

Projeto casa d%c3%a1 vida  15

Apadrinhar com: Logo pagseguro
Situada no estado da Bahia, São Felix é uma pequena cidade com aproximadamente 15.000 habitantes. Embora pequena são diversos problemas sociais que atingem a região nos quais se destacam: o desemprego consequência da falta de indústrias e empresas de médio e grande porte; o uso abusivo de drogas por crianças e adolescentes por conta do fácil acesso as substâncias psicoativas (principalmente na área em que o projeto está inserido) e a morte prematura de jovens por conta da criminalidade. É nesse contexto social e econômico que a mais de 20 anos o projeto está inserido. Embora as demandas sociais tenham em parte se transformado, ainda são grandes os desafios, tornando a existência da instituição necessária para a comunidade. Atualmente 93 crianças são atendidas onde tem acesso a diversas atividades, tais como: aulas de flauta doce, fanfarra, ballet e esportes. As atividades desenvolvidas contribuem para despertar novos interesses nas crianças e nos adolescentes, que tem suas esperanças renovadas diante da dura realidade apresentada cotidianamente. Todos têm liberdade para escolher as oficinas que mais se identificam podendo participar de todas elas, desde que o horário não coincida estudo formal.
S%c3%a3o felix   ba  2

S%c3%a3o felix   ba  4

Apadrinhar com: Logo pagseguro
Capital do estado do Ceará, Fortaleza faz parte do grupo de cidades que compõem o nordeste brasileiro e tem aproximadamente 2.609.716 habitantes, segundo dados do IBGE 2010. A cidade se destaca pelas suas belas praias e grande movimentação turística, entretanto as belezas naturais da capital do Ceará se contrastam com as inúmeras manifestações da questão social, entre as quais se destacam o elevado índice de pobreza e de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Para contribuir com a transformação dessa realidade, desde 1985 a Igreja Batista Filadélfia de Fortaleza, realiza um trabalho de intervenção social nas regiões mais vulneráveis da capital. Por intermédio do Centro Social Filadélfia inúmeras ações sociais foram e continuam sendo realizadas na comunidade. Atualmente a instituição é voltada para a área da educação, sendo uma escola reconhecida pelos órgãos competentes, atendendo cerca de 280 crianças que estão matriculadas no ensino infantil e fundamental.
Fortaleza   ce  13

Fortaleza   ce  4

Apadrinhar com: Logo pagseguro
O Centro Educacional Batista Betel está situado na cidade de Cachoeira, na Bahia com uma população de 35.139 de acordo a estimativa do IBGE para 2017, com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 64,7 de acordo com o Censo 2010. A Comarca de Cachoeira foi criada em 1832 e, em 1837 a Vila foi elevada à categoria de Cidade. Em 1991 o Centro Educacional Batista Betel iniciou suas atividades, com programa emergencial para a comunidade e apoio escolar, na época o projeto era denominado como Centro de Ação e Desenvolvimento Comunitário. Os anos se passaram e as demandas sociais se transformaram. A instituição adquiriu um terreno, construiu uma escola para atender crianças no ensino infantil e fundamental e passou a ser denominado Centro Educacional Batista Betel. Atualmente a instituição possui os títulos de utilidade pública municipal e estadual e é devidamente registrada no Conselho Municipal de Assistência Social e no Conselho da Criança e do Adolescente e é uma escola reconhecida pela sua qualidade.
Cachoeira   ba  11

Cachoeira   ba  9

Apadrinhar com: Logo pagseguro
A Associação Beneficente Filadélfia está situada em Riacho de Santana, na Região Sudoeste da Bahia, a 720 quilômetros da capital do estado, Salvador. A população do município ultrapassa os 36.439 habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para 2017, sendo sua economia bastante voltada para agricultura e pecuária. É nesse contexto social e econômico que a entidade tem desenvolvido atividades de apoio escolar para crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, além de oportunizar o acesso a arte e ao esporte através das oficinas de violão e taekwondo. Para as mulheres adultas é ofertada a oficina de bordado e costura, ampliando as possibilidades de geração de renda e por consequência a melhoria das condições socioeconômicas das famílias atendidas. Em parceria com os órgãos públicos, instituições privadas e a sociedade civil, a entidade realiza ao longo do ano, ações sociais voltadas para a população que se encontra em situação de vulnerabilidade e risco social e oportuniza o acesso aos serviços de saúde, bem-estar e estética.
Riacho de santana   ba  5

Riacho de santana   ba  6

Apadrinhar com: Logo pagseguro
O Centro Social Beneficente Filadelfia foi fundado no ano 2000 e iniciou suas atividades como escola, ainda nas dependências da igreja. Atualmente a instituição atende 61 crianças oportunizando o acesso à educação infantil e o ensino fundamental. Além da educação formal, as crianças têm oficinas de informática e artesanato e participam de atividades que buscam resgatar princípios fundamentais para um desenvolvimento sadio da vida da criança, seja no aspecto físico, psíquico, sócio, ou espiritual. O CESBEF tem buscado educar a criança para a vida, de maneira que ela possa fazer diferença no local onde ela estiver inserida.
Pinda%c3%ad   ba  10

Pinda%c3%ad   ba  1

Apadrinhar com: Logo pagseguro
O projeto está situado em uma região do Médio são Francisco com uma população de cerca de 70.618 habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para 2017. Em Bom Jesus da Lapa, a maior parte da população vive do turismo religioso e da agricultura. As casas em sua grande maioria são de alvenaria, cobertas com telha Eternit e com acesso a saneamento básico, exceto aquelas que estão localizadas em áreas de invasão ou na zona rural do município. A maior parte da população vive do turismo religioso (romaria), que acontece nos meses de agosto e setembro de cada ano. A falta de postos de trabalho no restante do ano torna a agricultura de subsistência a principal ocupação dos habitantes, entretanto faltam recursos para alimentação adequada dessas famílias e aumentando consequentemente os casos de desnutrição. Para mudar essa realidade, a associação tem buscado contribuir para o desenvolvimento integral dessas crianças, ofertando ensino de qualidade e uma alimentação saudável. Famílias que se encontram em maior situação de vulnerabilidade social são assistidas e recebem cestas básicas e kits de higiene. Além disso, a entidade oferta às mulheres a oficina de artesanato que muitas vezes se torna um recurso para geração de renda. As visitas domiciliares e encontros na associação com as famílias dos atendidos têm fortalecido os vínculos muitas vezes fragilizados. As necessidades da comunidade ainda são muitas, mas Deus tem provido recursos para a realização dos trabalhos.
Bom jesus da lapa   ba

Bom jesus da lapa   ba   jan   mar  1

Apadrinhar com: Logo pagseguro
A Associação Beneficente Mensageiros do Amor está situada no município de Guanambi, a 796 quilometros da capital do estado, Salvador. A população do município está em torno de 86.808 habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para 2017 e o índice de desenvolvimento humano é de 67, 3 anos. É nesse contexto social e econômico que a entidade desenvolve atividades em dois bairros diferentes na cidade de Guanambi. No bairro Lagoinha, as atividades acontecem aos sábados à tarde, já no bairro Novo Horizonte as atividades acontecem nos domingos à tarde, ambos contam com aproximadamente 50 crianças. Entre as atividades desenvolvidas estão o artesanato, a pintura, tanto em tecido como em tela, a contação de histórias bíblicas e palestras de prevenção de doenças. Atualmente o projeto está construindo sua sede e desenvolvendo atividades no local por intermédio de educadores sociais voluntários.
Guanambi   ba  2

Guanambi   ba  7

Apadrinhar com: Logo pagseguro
A Associação Beneficente Batista Independente está localizada na cidade de Cruz das Almas, no recôncavo Sul da Bahia, a 146 quilômetros da capital do estado, Salvador. A população do município está em torno de 64.932 habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para 2017, sendo sua economia bastante voltada para agricultura, com destaque para a plantação de fumo, que tornou a cidade conhecida como a “Capital do Fumo”. É nesse contexto social e econômico que a entidade tem desenvolvido atividades de apoio escolar para crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Na entidade as crianças também têm acesso à arte, através da oficina de ballet clássico e a alimentação saudável oferecida a todos os atendidos. A dança tem contribuído para a construção do conhecimento dessas crianças e a alimentação saudável tem ajudado no processo de ensino e aprendizagem. Atualmente o projeto atende 34 crianças no período da manhã. Para os adultos a entidade tem oportunizado oficinas de geração de renda que tem contribuído para a melhoria da situação socioeconômica das famílias envolvidas. Os idosos também são alcançados pela entidade através de atividades que promovem a socialização, conhecimento e diversão. Todos os trabalhos desenvolvidos pela Associação Beneficente Batista Independente são realizados por voluntários, que disponibilizam parte do seu tempo e compartilham o conhecimento em favor do Reino.
Cruz das almas   ba  11

Cruz das almas   ba  17

Apadrinhar com: Logo pagseguro

CENTRO-OESTE



SUDESTE


A Associação Beneficente Semeando Esperança está localizada na cidade de Campinas, metrópole, com aproximadamente 1.182.429 de habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2017. Como toda metrópole, Campinas apresenta inúmeros problemas sociais que são mais latentes principalmente nas regiões periféricas. A ABESE desenvolve trabalhos de atenção à criança, ao adolescente e à família em uma dessas regiões, em período complementar ao escolar, oportunizando o acesso à alimentação saudável, ao esporte, ao lazer, à cultura e a arte. Atualmente 50 crianças e adolescentes são atendidas pelo projeto na faixa etária de 6 a 14 anos. Desde 2002 a Associação Beneficente Semeando Esperança tem buscado levar o amor de Deus para os atendidos e tem semeado esperança de uma vida melhor nos corações.
Campinas   sp   abese   abr   jun  1

Campinas   sp   abese   abr   jun  3

Apadrinhar com: Logo pagseguro
Jardim Batan ou apenas Batan é um sub-bairro do Realengo, localizado no Rio de Janeiro. A comunidade está localizada na Zona Oeste, próxima à Avenida Brasil. Nessa região a drogadição se manifesta como um grande problema social e o público mais atingido são os adolescentes da própria comunidade. Outra demanda social dessa região é a desnutrição que atinge principalmente crianças até os 06 anos de idade. Diante dessa realidade o Centro de Convivência Saciar vem transformando pouco a pouco a vida dessas pessoas, oportunizando as crianças e adolescentes da comunidade o acesso ao esporte através da oficina de muay thai, a educação através do apoio escolar, a saúde por intermédio de palestras de prevenção as drogas e a assistência com a Oficina do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente). Atualmente o Centro de Convivência Saciar atende 42 crianças e 18 adolescentes em situação de vulnerabilidade social mas seus programas acabam abrangendo toda família.
Projeto saciar   rio de janeiro  rj  1

Projeto saciar   rio de janeiro  rj  5

Apadrinhar com: Logo pagseguro
A Associação Beneficente Árvore da Vida atende a comunidade da Vila Nova Estação, que tem aproximadamente 3 mil habitantes em situação de vulnerabilidade e risco social. As condições habitacionais variam entre casas de alvenaria e barracos de madeiras, onde há desde saneamento básico até esgoto a céu aberto. Embora seja uma comunidade próxima do centro comercial, os moradores da região não conseguem inserção no mercado de trabalho muito por conta do preconceito dos contratantes. Esse fato reforça a desigualdade social que se manifesta de diversas maneiras entre elas o tráfico, o uso abusivo de substâncias psicoativas e o alto índice de adictos entre os moradores da localidade. São muitos desafios mas o projeto tem contribuído para a transformação de crianças e adolescentes da comunidade, fortalecendo vínculos e emancipando pessoas.
Arvore da vida   mogi das cruzes   sp  2

Arvore da vida   mogi das cruzes   sp  5

Apadrinhar com: Logo pagseguro
Em 23 de julho de 1993, sete crianças que dormiam nos arredores da igreja da Candelária foram assassinadas por policiais militares. O crime que chocou o país repercutiu no mundo levando a missão sueca a olhar para o Brasil e suas demandas sociais. Através de um diagnóstico social foram identificados os territórios vulneráveis e que necessitavam de organizações da sociedade civil para atender crianças e adolescentes que se encontravam em situação de rua, sendo a cidade de Campinas considerada um desses territórios. É nesse contexto por intermédio da FEPAS (Federação das Entidades e Projetos Assistenciais), que surge no ano de 1994, a Associação Beneficente Direito de Ser. O projeto que inicialmente teve enfoque a arte-educação como meio de transformação social, buscava resgatar crianças e adolescentes que se encontravam em situação de rua fortalecendo os vínculos familiares fragilizados ou restaurando os vínculos que já se encontravam rompidos. Desde então, as demandas sociais se transformaram, mas continuaram sendo muitas; sendo a drogadição a mais latente no contexto que o projeto está inserido. Atualmente a Associação Beneficente Direito de Ser atende 60 pessoas entre crianças e adolescentes, que ficam no projeto no contra turno escolar. Em mais de 20 anos de existência o projeto continua buscando incansavelmente a transformação social a partir dos indivíduos e famílias atendidas.
Campinas   sp   1

Campinas   sp   2

Apadrinhar com: Logo pagseguro
A trajetória da Associação Beneficente Filadélfia (ABENFI) iniciou em 1991, atendendo as demandas sociais que surgiam entre os próprios membros da igreja. No ano de 1995 numa parceria entre a FEPAS e INTERACT, o projeto passou a atender meninos em situação de rua que se encontravam na região central da capital de São Paulo. Dois anos antes, em 1993, sete crianças que dormiam nos arredores da igreja da Candelária foram assassinadas por policiais militares. O crime que chocou o país repercutiu no mundo levando a missão sueca a olhar para o Brasil e suas demandas sociais. Através de um diagnóstico social foram identificados os territórios vulneráveis e que necessitavam de organizações da sociedade civil para atender crianças e adolescentes que se encontravam em situação de rua, sendo a cidade de São Paulo considerada um desses territórios. É nesse contexto que a ABENFI abraçou a causa e passou a oferecer acolhimento para as crianças e adolescentes que estavam enfrentando a difícil realidade da rua dando-lhes apoio e proteção. Com o passar dos anos as demandas sociais se transformaram e hoje o projeto atua no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, oferecendo diversas atividades que atendem desde crianças a idosos, principalmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A instituição também oferta o EJA (Educação de Jovens e Adultos) promovendo assim o acesso à educação para essas pessoas, que por diversos motivos tiveram que deixar os estudos na infância ou adolescência.
S%c3%a3o paulo sp  3

S%c3%a3o paulo sp  4

Apadrinhar com: Logo pagseguro
Fundada em 1985, a Associação Beneficente Batista Independente iniciou suas atividades com foco na educação atendendo crianças na fase da pré-escola. Com o passar dos anos as demandas sociais se transformaram, os municípios assumiram seus deveres em relação a educação e o projeto teve que ser reformulado. Atualmente a instituição atende as demandas sociais da comunidade por intermédio de atividades como artesanato, esporte e educação cristã. O público do projeto também foi ampliado, passando a instituição a atender crianças, adolescentes, jovens e adultos com atividades próprias para cada faixa etária.
Apadrinhar com: Logo pagseguro
O projeto Plantando Esperança está localizado no bairro Jardim Santa Cruz, na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de um bairro extenso, populoso e distante da região central da cidade. O uso abusivo de substâncias psicoativas, o tráfico de drogas e a violência na região são uma das inúmeras faces da desigualdade social que é agravada pela ausência de investimentos em áreas de lazer, educação e saúde. Por não dispor de escolas em tempo integral para deixar seus filhos é comum ver crianças sozinhas em suas casas enquanto os adultos estão trabalhando, tornando- as vulneráveis e colocando-as em situação de risco social. Para contribuir com a transformação da realidade apresentada, o projeto Plantando Esperança tem oportunizado as crianças e adolescentes da região, o acesso ao esporte através da escolinha de futebol; ao lazer por intermédio das brincadeiras e passeios; a saúde através de palestras para prevenção do uso de drogas e a alimentação saudável. Além disso, o projeto tem desenvolvido um trabalho com as famílias dos atendidos a fim de fortalecer os vínculos muitas vezes fragilizados. Todas as atividades são desenvolvidas por profissionais voluntários que disponibilizam parte do seu tempo em prol do próximo. Atualmente o projeto Plantando Esperança atende 60 crianças e adolescentes, além de suas famílias.
Rio de janeiro  3

Rio de janeiro   rj  2

Apadrinhar com: Logo pagseguro
A Fundação Neemias de Paulínia realiza ações socioassistenciais por intermédio de profissionais voluntários que dedicam parte do seu tempo na instituição. Atualmente a fundação realiza entrega de cestas básicas para famílias de baixa renda e oferece diversas atividades como: pilates, artesanato, música e capacitação profissional para mulheres adultas que estão em busca de uma nova colocação no mercado de trabalho. Já os adolescentes podem participar do grupo de futebol e de outras atividades de acordo com sua faixa etária. Outra vertente do projeto é o acolhimento de pessoas que estão cumprindo medidas alternativas, onde o reeducando é acolhido com amor e recebe o apoio necessário dos voluntários para a sua reinserção social.
Paul%c3%adnia   sp  1

Paul%c3%adnia   sp  10

Apadrinhar com: Logo pagseguro
É um projeto de cultivos de orgânicos que nasceu a partir de uma necessidade local, onde foi percebido que a agricultura poderia ser um recurso a ser explorado pelos envolvidos no projeto a fim de se tornar uma fonte de renda e aprendizado para as pessoas da comunidade. Como o projeto já desenvolvia trabalhos na área da educação desde 2012, optou-se por trazer essa nova experiência para crianças e adolescentes já atendidos pela instituição. Em 2015 deu iniciou ao projeto de cultivos de orgânicos e em dezembro do mesmo ano, o projeto recebeu o certificado de Agricultura Orgânica, matrícula 02-064 pela ABIO (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro). A educação ambiental tem sido eixo norteador do projeto, a partir de estudos práticos e teóricos, oportunizando as crianças e adolescentes um aprendizado significativo, que permite realizar links com outras áreas de conhecimentos.
Rio de janeiro   rj  5

Rio de janeiro   rj

Apadrinhar com: Logo pagseguro

SUL


O projeto Criança Vida Nova está localizado na cidade de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul. Canoas é uma cidade de médio porte com uma população de 343.853 habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para 2017, sendo que o projeto atende crianças e adolescentes que residem no bairro Mathias Velho, assistindo-os em suas necessidades básicas e educacionais. No local as crianças têm acesso à alimentação saudável, oficinas de dança, música, artes visuais, apoio escolar, momentos de oração e reflexão que ampliam o aproveitamento escolar, resgatam a autoestima, os valores da família e promovem os valores cristãos por intermédio de uma aprendizagem significativa. Todas as atividades realizadas buscam contribuir para o desenvolvimento integral de cada criança para que possam viver aquilo que Deus planejou para elas. Atualmente o projeto atende 150 crianças e adolescentes nas atividades desenvolvidas.
Pcvn  2016  1

Pcvn  2016  7

Apadrinhar com: Logo pagseguro
A Associação Beneficente Reviver está localizada na cidade de Cascavel, no estado do Paraná, a população do município está em torno de 319.608 habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2017, sendo considerada uma cidade de médio porte. A ABREVI atende a comunidade do Jardim Morumbi onde também está situada a igreja Batista Independente. O projeto foi organizado em julho de 2006 e buscou desde o princípio atender famílias e crianças em situação de vulnerabilidade e risco social. Atualmente a Associação Beneficente Reviver atende 53 crianças, oportunizando principalmente o acesso ao esporte, direito garantido no Estatuto da Criança e do Adolescente, entretanto muito negligenciado pelo Estado. Através da escolinha de futebol, as crianças vivenciam treinamentos que contribuem não somente para o bom desempenho no jogo, mas na própria vida, uma vez que desenvolvem habilidades indispensáveis para uma boa convivência e atuação na sociedade. Além dos treinamentos, as crianças recebem orientação e participam de palestras que abordam temas relevantes para cada faixa etária. Na ABREVI, o esporte tornou-se uma ferramenta de transformação social e emancipação de crianças e adolescentes.
Cascavel   pr  1

Cascavel   pr  13

Apadrinhar com: Logo pagseguro
A UBV (União da Boa Vontade) como é conhecida é um projeto social que busca contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes da comunidade, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Ao longo do ano são realizadas diversas atividades com os atendidos, tais como: ginástica; caminhada; passeios ao museu e ao zoológico; filmes e muitas outras de acordo com a faixa etária. As famílias dos atendidos também são ofertadas oficinas a fim de que possam vivenciar novos conhecimentos e aplicá-los no seu cotidiano. A Sociedade Beneficente União da Boa Vontade tem contribuído para a transformação social da comunidade onde o projeto está inserido.
Cachoeira do sul   rs   ubv  abr   jun  2

Cachoeira do sul   rs   ubv  abr   jun  1

Apadrinhar com: Logo pagseguro
A Sociedade Beneficente Arnold Hadlich foi fundada em 1993 pelos missionários suecos Gregor e Marie Allerth. A princípio, a instituição prestou assistência social a famílias necessitadas através do Projeto Blumenau (atualmente Atos de Vida). No ano de 1997 iniciaram-se as atividades da “Creche Pérola”, com atendimento de 38 crianças no período das 7 h às 18 h. Na época a educação infantil foi levantada como uma das necessidades mais urgentes da comunidade. No ano 2000 a instituição ampliou o seu público e tornou-se o Centro de Educação Infantil Pérola passando a atender crianças a partir de 4 meses de vida até 6 anos de idade das 7 h as 18h30min. Este trabalho tem evoluído durante os anos e apresenta hoje uma equipe de funcionários qualificados, espaço físico amplo e bem equipado com a capacidade para atender até 180 crianças (jornada parcial) ou 90 crianças (jornada integral). A Creche Pérola objetiva contribuir para o bem estar da criança em complemento à ação da família, buscando o desenvolvimento integral com atividades pedagógicas que atendam as diversas áreas do conhecimento como: afetiva, motora, social e cognitiva, bem como atender as necessidades básicas desse público, oferecendo uma alimentação balanceada, higiene e cuidados com a saúde. A Sociedade Beneficente Arnold Hadlich é declarada de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS – e está registrada no Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS e no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS.
Dscn6313

Dscn6326

Apadrinhar com: Logo pagseguro
O CESFIL (Centro Social Filadélfia) é uma instituição, de caráter filantrópico e de longa permanência. Essa modalidade de instituição se faz necessária no cenário nacional, que tem apresentado o aumento da população com mais de 60 anos, somente na cidade de Pelotas existem aproximadamente 49.754 idosos, sendo que desses, 7.298 tem mais de 80 anos, segundo dados do IBGE. As ILPs (Instituições de Longa Permanência) destinam-se à moradia de pessoas idosas que não têm condições de ficarem com suas famílias ou cujos vínculos são fracos e inexistentes. O CESFIL proporciona um abrigo temporário e seguro, como forma de apoio a essas famílias. A admissão do idoso na instituição se dá mediante pagamento da mensalidade, que cobre os custos da hospedagem do acolhido. A instituição dispõe de enfermeiros 24 horas e atendimento médico uma vez por semana, além de ter constantemente universitários e voluntários das mais diversas áreas contribuindo com seus conhecimentos e habilidades. Atualmente o CESFIL atende 29 idosos, sendo que 17 deles têm mais de 80 anos. No ano de 2017, o Centro Social Filadélfia, comemorou 50 anos de existência, prestando assistência à população idosa.
Pelotas   rs  8

Esteio   rs  2

Apadrinhar com: Logo pagseguro
O Lar Beneficente Evangélico Betel é uma instituição de Longa Permanência – na modalidade Abrigo. A associação foi fundada em 1951 e tem como objetivo promover a prática do amor ao próximo sem distinção de nacionalidade, condição socioeconômica, cor, credo, política e religiosa. O lar acolhe idosos de ambos os sexos, independentes e/ou alguns graus de dependência sem deficiência intelectual cuja situação social, familiar, econômica e /ou de saúde, não lhes permite permanecer no seu meio habitual de vida. Na instituição os idosos acolhidos recebem os cuidados de saúde realizados por uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, médico geriatra, assistente social, psicólogo, nutricionista e educador social. O espaço físico possui área verde, com aposentos individuais, barras de segurança que permite aos idosos se locomoverem com segurança. O processo de admissão dos idosos na instituição pode se dar tanto pelo pagamento das mensalidades, quanto pelo encaminhamento da secretaria de assistência social a qual a instituição possui convênio para atender os casos de idosos que precisam ser abrigados e não dispõe de recursos para arcar com as mensalidades.
Esteio   rs  1

Esteio   rs  2

Apadrinhar com: Logo pagseguro